Você está em
Atualizado em
Leitura 3 min

TIM 5G: saiba mais sobre a nova tecnologia!

Equipe Planos TIM

Por Equipe Planos TIM

Redatores

TIM 5G

A TIM, uma das maiores empresas de telefonia brasileiras, se prepara para o futuro e desde 2019 realiza testes para incluir a tecnologia 5G em seu catálogo de produtos e oferecer o TIM 5G. Já são cinco capitais brasileiras contempladas com a quinta geração para redes móveis e banda larga. 

Com compartilhamento dinâmico de espectro, as cidades de São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Curitiba e Brasília, experimentam a novidade somente em dispositivos móveis. Até março de 2021, a operadora promete expandir a inovação e ampliar a TIM 5G Cobertura para outras regiões do país. 

Mas afinal, o que é o 5G e como essa tecnologia pode impactar a nossa rotina? Continue com a gente neste post e veja como a TIM se prepara para a chegada do 5G na realidade brasileira!

O que é 5G?

Uma geração acima da atual 4G, é a tecnologia criada com o intuito de dar maior velocidade para downloads e uploads, além de ampliação das coberturas e maior estabilidade de conexões. 

Para você entender melhor: 

A velocidade da tecnologia 1G era de 2kbit /s, enquanto a da última geração em vigor, a 4G garante um tráfego de 1 Gbit /s. O 5G terá uma velocidade incrível para baixar informações de até 100 Gbit /s. 

Em relação à latência, que é a diferença na resposta na transmissão de dados, no 4G oscilava entre 60-98 milissegundos. Já no 5G, a proposta é que ela seja reduzida a menos de 1 milissegundo.

Quais são os impactos dessa tecnologia no nosso dia a dia?

Com o uso do espectro de rádio (DSS),a ideia é permitir que cada vez mais aparelhos possam utilizar a internet móvel, ao mesmo tempo.

Prospecta-se que será possível que 1 milhão de aparelhos sejam conectados por metro quadrado utilizando o 5G.

Isso quer dizer que, no futuro, tudo estará conectado — celulares, carros, geladeiras, máquinas de lavar, aparelhos de ar-condicionado, câmeras de segurança e milhares de eletrônicos que podem ser acessados por redes móveis. 

As pessoas estarão em um lugar e realizarão diversas atividades em outro, utilizando uma conexão veloz e precisa. Assim, será possível, por exemplo, estudar online com a sensação de estar dentro da sala de aula de qualquer país do mundo, ou seja, cursar uma universidade japonesa sem precisar sair do Brasil. 

Como a TIM está se preparando para a chegada do 5G?

Segundo a TIM, o futuro com o 5G não é apenas sobre velocidade, mas uma nova era de inovação, que possibilitará novas formas de comunicação entre pessoas, empresas e marcas. 

A operadora vem realizando testes contínuos e a primeira antena de quinta geração para construir a rede 5G TIM foi instalada em Florianópolis (SC), na frequência de 3,5GHz, em parceria com a Fundação CERTI e da Huawei. 

Com o projeto de desenvolver um centro de referência da quinta geração, os testes têm foco em aplicações, produtos e serviços. Sempre em busca do melhor para os seus clientes, o objetivo da operadora é ser pioneira e assumir a liderança no 5G em solo brasileiro.   

Entre as áreas que podem ter atuação do 5G TIM para o futuro e que são alvo de aceleração das aplicações da operadora, estão: 

  • Veículo Autônomo;
  • Educação;
  • Casa Conectada;
  • Entretenimento;
  • Conteúdo;
  • Saúde;
  • Segurança;
  • Agro;
  • IOT;
  • Games.

Para os testes, com o objetivo de tornar o 5G eficiente no Brasil, a TIM conta com o apoio da Telecom Italia no uso da nova tecnologia e na implementação bem-sucedida de soluções nas cidades de Turim, Bari, Matera e República de San Marino. 

Com isso, Florianópolis se torna uma espécie de cidade-laboratório do 5G, onde suas aplicações fomentarão novas tecnologias. 

A TIM ainda trabalha para engajar empresas de tecnologia, fundações e instituições de pesquisas, além de academias e ambientes empreendedores, onde podem ser aplicadas e testadas as soluções e produtos com base no 5G.

O TIM 5G está chegando para mudar a relação dos usuários com a internet e os serviços prestados pela operadora. Assim, os planos TIM ganharão mais destaque, com a inclusão no futuro de uma inovação que permite maior liberdade e autonomia.

Nos próximos anos, clientes dos planos TIM Pré, TIM Controle, TIM Black e TIM Black Família poderão aproveitar de todas as vantagens da tecnologia. 

Por enquanto, não é preciso fazer nada em especial: você pode manter o seu número TIM e, assim que o serviço estiver disponível, você receberá da operadora todas as atualizações sobre o chip 5G TIM.

Gostou do post? Que tal compartilhar em suas redes sociais e permitir que seus seguidores também saibam que a TIM está avançada nos testes para oferecer a quinta geração da tecnologia, ainda mais veloz e inteligente!

A evolução não para

Quer o plano TIM mais completo para o seu smartphone?

Quem escreve

Equipe Planos TIM

Equipe Planos TIM

Redatores

Nossa equipe de redatores do Planos TIM está, diariamente, se atualizando para trazer as melhores novidades da operadora para você.

tim-5g
4.770