Você está em
  • Home
  • Artigos
  • Rede Móvel Indisponível: entenda o que significa
Leitura 3 min

Rede Móvel Indisponível: entenda o que significa

Equipe Planos TIM

Por Equipe Planos TIM

Redatores

homem com dúvida olhando para celular

Você sabe o que é rede móvel indisponível? É uma situação comum, toda pessoa que utiliza um smartphone já se deparou com essa frase em algum momento. Quando isso acontece, o celular fica temporariamente impossibilitado de realizar, receber ligações e nem utilizar a internet.

O celular é um dispositivo essencial e quando a rede fica indisponível, a pessoa permanece incomunicável por um tempo, o que pode ser um problema – comprometendo a comunicação profissional, pessoal e o uso de aplicativos que exigem internet.

Se você já passou por essa situação e deseja saber como resolver de forma rápida e simples, nós vamos ajudar! Continue a leitura deste post e saiba o que significa rede móvel indisponível e entenda como resolver esse contratempo de forma simples!

O que é rede móvel indisponível?

A frase rede móvel indisponível é uma mensagem que surge no smartphone quando o dispositivo não consegue conectar a rede da operadora. Ou seja, por algum motivo o celular não encontra a rede da operadora e por isso, os serviços de comunicação ficam temporariamente indisponíveis.

Trata-se de um problema desagradável que interrompe o uso normal das funções do telefone, seja para receber ou realizar ligações, SMS, navegar na internet ou utilizar aplicativos que precisam da internet para funcionar, o que é algo prejudicial para muitas pessoas que precisam do smartphone para se comunicar.

O que causa a rede móvel indisponível?

A rede móvel indisponível é uma situação momentânea, ou seja, o smartphone permanece por algum tempo sem se conectar a rede da operadora. Sendo assim, é um problema pode ter diversos motivos e pode acontecer mesmo se a pessoa estiver em centros urbanos.

Veja quais os principais motivos da rede móvel indisponível!

Sinal fraco ou fora da área de cobertura

Um dos motivos mais aparentes é a localização do aparelho. Se você estiver em uma região em que a cobertura da operadora é fraca ou está fora de área, imediatamente a rede móvel permanecerá indisponível, até que se aproxime de uma região com maior intensidade do sinal.

Número de identificação do aparelho não encontrado

Outra situação que pode causar a rede móvel indisponível é quando a operadora não consegue identificar o número de identificação do aparelho, chamado de IMEI. Essa situação pode acontecer por problemas no aparelho, sistema operacional desatualizado ou algum problema de firmware.

Manutenção temporária da rede

Muitas vezes, as operadoras realizam manutenções e melhorias nas redes, para ampliar a cobertura e aperfeiçoar a qualidade do sinal. Durante esses serviços, é comum que a rede móvel permaneça indisponível, no entanto, são intervalos rápidos.

Problemas no aparelho ou no chip

Outra possibilidade que leva a rede móvel indisponível são os problemas técnicos no aparelho ou no chip. Quando o smartphone sobre impactos, por exemplo, é possível que o chip e a estrutura interna sofra avarias, o que pode interferir no recebimento do sinal.

Como resolver a rede móvel indisponível?

Ficar incomunicável, mesmo que seja temporariamente, é algo desagradável para muitas pessoas, principalmente quem precisa do telefone para trabalhar ou se comunicar com pessoas distantes, por esse motivo, é fundamental saber resolver esse problema.

A boa notícia é que por meio de tarefas simples, é possível restaurar a comunicação do celular, sem precisar procurar um técnico ou os canais de atendimento da operadora. Dependendo da situação, em poucos minutos você pode eliminar a mensagem e restaurar a conexão para usar o celular normalmente.

Veja o que você pode fazer para resolver a rede móvel indisponível!

Coloque o celular em modo avião por alguns minutos

O modo avião desabilita todas as comunicações do telefone por um tempo, evitando que interfiram na comunicação da aeronave. No entanto, é uma boa ferramenta para resolver a rede indisponível, pois ao acionar essa opção por alguns minutos, você reinicia a rede e pode eliminar o problema.

para tanto, basta seguir o passo a passo abaixo:

  •  acione o modo avião nas configurações do seu telefone;
  •   aguarde por alguns minutos;
  • desligue o modo avião e tente fazer uma chamada;
  • se não der, desligue e ligue novamente o aparelho.

Faça a seleção manual da rede

Outra alternativa para resolver a rede móvel indisponível é fazer a seleção manual da rede nas configurações do seu aparelho. Para tanto, acesse o menu configurações, selecione a opção redes móveis e vá em operadoras de rede, entretanto, esse processo pode variar de acordo com o sistema operacional do smartphone.

Acione os dados roaming

Caso a pessoa esteja em outro país, é comum surgir a mensagem rede móvel indisponível, pois está fora da cobertura da operadora. No entanto, basta acionar os dados roaming, que permite o acesso a outras redes, o que pode gerar custos adicionais caso não tenha esse serviço oferecido pela sua operadora.

Restaurar configurações de fábrica

Outra alternativa que pode resolver a rede móvel indisponível é restaurar as configurações de fábrica do aparelho. Essa opção está disponível nas configurações do smartphone e ao acioná-la, você retorna para as configurações iniciais do aparelho, eliminando possíveis problemas.

É um processo que exige atenção, pois muitos dados e aplicativos serão apagados da memória do celular. Portanto, é interessante fazer um backup e salvar todas as informações e dados importantes para você antes de iniciar a restauração de fábrica.

Retire e verifique o chip

Alguns deslocamentos ou obstruções no chip também podem afetar a comunicação entre o smartphone e a rede da operadora, gerando a rede móvel indisponível. Para resolver, retire o chip, faça uma pequena limpeza, coloque no aparelho novamente e faça o teste para verificar se o sinal retornou – lembre-se que saber cadastrar o chip também é importante.

Atualize o sistema operacional

O sistema operacional do celular, seja Android, seja  iOS, é atualizado periodicamente pelas empresas, que corrigem problemas e melhoram a performance. Com isso, deixar de atualizar o sistema pode comprometer o funcionamento de diversas funções, como a conexão à rede da operadora.

Portanto, mantenha o sistema operacional do seu celular sempre atualizado para garantir que todas as funções estejam funcionando bem. Além de melhorar a segurança do sistema e garantir que todos os aplicativos trabalhem corretamente.

O uso do celular é inevitável, pois oferece funções importantes como o acesso a internet e muitos aplicativos extremamente úteis. Sendo assim, contar com um bom plano de internet é imprescindível para ter comodidade e liberdade para usar da melhor forma.

Como você percebeu, saber o que significa rede móvel indisponível e como resolver esse problema é muito importante para evitar interromper o seu uso. Afinal, ficar incomunicável é algo que pode prejudicar a vida pessoal e profissional.

Gostou do post? Agora que você viu informações relevantes para resolver a rede móvel indisponível, compartilhe este conteúdo nas duas redes sociais! Permita que seus amigos e familiares também estejam bem informados!

A evolução não para

Conheça todos os planos de internet da TIM

Quem escreve

Equipe Planos TIM

Equipe Planos TIM

Redatores

Nossa equipe de redatores do Planos TIM está, diariamente, se atualizando para trazer as melhores novidades da operadora para você.

rede-movel-indisponivel
4.800