Você está em
  • Home
  • Artigos
  • Pós, pré ou controle: qual plano de celular escolher?
Leitura 3 min

Pós, pré ou controle: qual plano de celular escolher?

Equipe Planos TIM

Por Equipe Planos TIM

Redatores

pessoa sorrindo segurando celular

A contratação de um plano de celular vai muito além da escolha dos melhores preços e pacotes de benefícios. É preciso, antes de tudo, analisar qual plano é capaz de atender suas necessidades enquanto cliente. 

As operadoras no Brasil oferecem três modalidades diferentes de serviço para telefonia móvel, que são: pré-pago, pós-pago e controle. Como cada um deles possuem suas próprias características, quem acaba se beneficiando é o consumidor que sempre consegue encontrar uma opção que melhor se encaixa na sua realidade. 

De acordo com dados da Anatel divulgados em novembro de 2020, o número de linhas pós-pagas ultrapassou o de linhas pré-pagas. Ao todo, 50,3% dos mais de 228 milhões de brasileiros com número de celular ativo são adeptos de planos pós ou controle.

Isso representa um fato inédito no país porque, até pouco tempo atrás, a maioria dos brasileiros eram adeptos de planos pré-pagos. 

Mas você sabe como cada um desses planos para celular funciona na prática? Se você ainda tem dúvidas sobre esse assunto, não deixe de conferir o texto de hoje. Nele vamos explicar as principais diferenças existentes entre pré, pós e controle. Confira!

Plano pré-pago

O pré-pago é considerado a opção mais flexível e acessível do ponto de vista financeiro. Isso acontece porque não há nenhum tipo de vínculo com a operadora e não é preciso fazer o pagamento de uma fatura mensal, como nas versões pós-pago e controle. 

Ao escolher esse plano, é necessário fazer uma recarga para enviar SMS, fazer ligações (tanto locais quanto nacionais) e acessar a internet. A quantidade e o valor dessas recargas variam de acordo com a vontade do cliente, o que permite controlar exatamente quanto do orçamento é gasto com o celular. 

O saldo disponível para o uso no dia a dia está diretamente relacionado aos valores recarregados e o prazo de validade é renovado sempre que uma nova compra de créditos é feita. 

Por falar em compra de créditos, ela pode ser feita de diversas maneiras: pelo site ou aplicativo da operadora, em estabelecimentos comerciais, por mensagem de texto e telefone. Além disso, muitos apps de internet banking também passaram a oferecer a opção de recarga de celular nos últimos tempos.  

Outra característica muito comum nos planos de celular pré-pago são as ofertas que as empresas costumam oferecer aos clientes. Bônus para usar mais internet, ligações ilimitadas para o mesmo DDD, pacotes de recarga diários, semanais, entre outros, são alguns dos atrativos para quem opta por essa modalidade. E tudo isso sem nenhum tipo de fidelização entre consumidores e operadoras, visto que essa é uma prática considerada ilegal pela Anatel. 

Plano pós-pago

O plano de celular pós-pago é uma ótima alternativa para as pessoas que precisam usar continuamente o telefone no dia a dia. E isso se deve ao fato dessa modalidade contar com maior franquia de dados para navegar na internet, ligações ilimitadas para qualquer operadora e, em muitos casos, acesso ilimitado a alguns aplicativos.

No entanto, essas vantagens podem custar mais caro para o cliente, principalmente quando comparado aos planos pré-pagos. O pagamento, que geralmente é feito por meio de uma fatura mensal, confere o direito de usar tudo o que está incluso no pacote, como SMS e ligações ilimitadas e acesso a internet. 

Logo, quando a conta não é paga dentro do prazo, o acesso a todos esses benefícios é cortado e só é liberado novamente mediante o pagamento. 

E quem precisa adquirir serviços que estão fora do plano contratado, como franquia extra de dados e minutos para ligações internacionais, a compra pode ser feita de forma simples e rápida. Isso porque, os valores dessas aquisições são automaticamente cobrados na fatura em aberto, facilitando o processo. 

Por último, vale a pena lembrar que os planos pós-pago quase sempre são comercializados com fidelidade de 12 meses. Logo, é preciso estar preparado para eventuais cobranças de multas caso o contrato seja encerrado antes desse período mínimo acabar. 

Entretanto, a renovação automática é uma prática poribidade pela Anatel, portanto é importante ficar atento para evitar que esse tipo de situação aconteça. 

Plano controle

O plano controle representa um meio termo entre as opções de pré e pós-pago. E isso acontece porque o cliente paga um valor fixo, por meio de uma fatura, e recebe uma franquia mensal para usar com ligações, SMS e internet. Sendo assim, essa é uma ótima alternativa para quem busca um plano completo, mas com valor fixo e sem surpresas com gastos extras no fim do mês. 

O funcionamento é semelhante a modalidade de pós-pago, porém existem algumas diferenças que vale a pena destacar. A primeira delas está relacionada ao uso dos benefícios do plano. 

Ao pagar a fatura, o consumidor começa a utilizar as facilidades que estão inclusas no seu pacote. Quando a franquia dos serviços contratados acabam, não há nenhum tipo de cobrança extra. Entretanto, a operadora pode cortar o acesso e só liberar mediante a renovação do ciclo de pagamento ou mediante a compra de créditos, assim como acontece com o pré-pago.  

Quanto ao vínculo com a operadora, é comum que nos planos de celular controle exista um prazo de fidelidade de 12 meses. Portanto, é importante ter isso em mente para não ser surpreendido caso deseje cancelar o contrato. 

Como vimos, as três modalidades de planos para celular possuem características próprias e que atendem diferentes perfis de público. Na TIM, você encontra opções de pacotes pré, pós e controle com inúmeras vantagens e preços variados. 

Conheça todos os planos TIM e escolha aquele que melhor se adequa às suas necessidades!

A evolução não para

Conheça todos os planos de internet da TIM

Quem escreve

Equipe Planos TIM

Equipe Planos TIM

Redatores

Nossa equipe de redatores do Planos TIM está, diariamente, se atualizando para trazer as melhores novidades da operadora para você.

qual-plano-de-celular-escolher
4.530