Você está em
  • Home
  • Artigos
  • Como escolher qual o melhor plano de celular?
Leitura 3 min

Como escolher qual o melhor plano de celular?

Equipe Planos TIM

Por Equipe Planos TIM

Redatores

mulher segurando celular

Como escolher qual o melhor plano de celular? Essa é uma dúvida muito comum entre as pessoas que precisam contratar um novo pacote de serviços de telefonia móvel e não sabe qual opção é ideal para atender os seus objetivos. 

Afinal, são tantas possibilidades de contratação que tem se tornado cada vez mais difícil fazer essa escolha de forma assertiva. 

Para ajudá-lo a resolver esse problema, separamos cinco dicas do que você pode levar em consideração para adquirir o plano perfeito. Acompanhe!

1. Analise o seu consumo de internet

O primeiro passo para saber qual o melhor plano de celular é avaliar o consumo mensal de internet. E por que isso é importante? Porque essa informação pode ser o grande fiel da balança no momento de escolher entre um pacote e outro. 

Afinal, a tendência de usar a internet no smartphone para fazer quase tudo tem feito com que as pessoas usem cada vez menos outros serviços, como SMS e ligações. 

Você sabe quantos giga de dados você gasta por mês no seu celular? E quais aplicativos mais consomem o seu pacote de internet? 

Com essas informações em mãos com certeza será mais fácil entender qual é o seu perfil de consumo e qual é a quantidade ideal de dados que você precisa para navegar até o final do mês. 

Se você é usuário de iOS, é possível encontrar esses dados no menu Ajustes do seu iPhone. Para quem usa Android, os dados estão disponíveis no menu Configurações na opção de Rede e Internet. Além disso, os apps das operadoras também costumam apresentar essas informações para que o cliente possa acompanhar o consumo de dados. 

Lembre-se: não é porque uma empresa oferece um super pacote com 15GB de internet que esse é o melhor plano de celular para você. Você pode descobrir ao analisar o seu consumo que 5GB, por exemplo, já é suficiente para atender suas necessidades. 

Então por que gastar mais para adquirir um plano tão robusto se você provavelmente não vai usar nem metade dos dados contratados? Por isso, essa avaliação é tão importante e pode fazer toda a diferença na hora de escolher o plano ideal.

2. Veja se ligações e SMS são serviços importantes para você

Algumas operadoras, a fim de atrair mais clientes, oferecem planos com ligações e SMS ilimitados. Já outras empresas incluem uma quantidade limitada de minutos e mensagens, principalmente quando o destino são números de outros estados. 

Nesse sentido, para entender qual o melhor plano de celular, também é necessário fazer um balanço do impacto que esses serviços têm no seu dia a dia. 

Você precisa ligar para muitas pessoas enquanto trabalha? Costuma usar o smartphone para fazer essas ligações telefônicas? Se sim, a maior parte das chamadas são locais ou interurbanas? Essas perguntas podem ajudar a entender qual o seu perfil enquanto usuário. 

Depois de analisar se ligações e SMS são serviços que tem ou não importância na sua rotina, ficará mais fácil encontrar o plano que melhor se encaixa na sua realidade. Sem dúvidas você vai encontrar algum pacote capaz de oferecer exatamente aquilo que você precisa. 

3. Avalie a necessidade de roaming e ligações internacionais

Você é uma pessoa que costuma viajar bastante? Então, o roaming pode ser uma opção muito interessante no seu caso. Com ele, é possível usar tranquilamente o celular fora da cidade que ele está registrado sem o risco de ter que pagar mais por isso. 

Muitas operadoras oferecem esse serviço gratuitamente ao cliente. Logo, se você precisa frequentemente se deslocar para outras localidades, ter um plano que conceda esse tipo de benefício pode ser um grande diferencial, tanto para o seu orçamento quanto para a sua rotina. 

Outro ponto que vale a pena analisar são os minutos para ligações internacionais. Para quem tem pessoas próximas que moram fora do país, esse pode ser outro benefício interessante de analisar antes de escolher o melhor plano de celular. Se você planeja fazer uma viagem para o exterior, analisar o custo da contratação de roaming internacional também é outro ponto relevante.  

4. Pesquise sobre os tipos de plano

As operadoras no Brasil oferecem três modalidades diferentes de serviço para telefonia móvel, que são: pré-pago, pós-pago e controle. Como cada um deles possuem atributos diferentes, quem acaba se beneficiando é o cliente que sempre consegue encontrar uma opção capaz de atender suas necessidades.  

Desse modo, é importante conhecer as vantagens de cada um deles antes de decidir qual plano é ideal para você. Veja a seguir um breve resumo sobre as principais características das três modalidades.

Pré-pago

  • Permite controlar mais facilmente os gastos com celular,
  • O cliente escolhe quando quer inserir novos créditos e quanto quer gastar com as recargas;
  • Não exige o pagamento de nenhum tipo de fatura mensal;
  • Oferece o risco de ficar sem crédito em situações de emergência;
  • Não tem fidelidade com a operadora.

Pós-pago

  • Possibilita o usuário escolher um pacote que melhor se encaixa no seu perfil;
  • O celular está sempre disponível para navegar na internet e fazer chamadas;
  • Costuma oferecer benefícios atrativos, como ligações e SMS ilimitados;
  • A franquia de dados internet é maior;
  • Exige o pagamento de uma fatura mensal, demandando disciplina financeira por parte do cliente;
  • Possui contrato de fidelidade com a operadora (geralmente de 12 meses). 

Controle

  • É considerado um plano híbrido entre pré e pós-pago;
  • Exige o pagamento de uma fatura mensal;
  • Possibilita que o cliente tenha maior controle financeiro, pois as faturas possuem valor fixo;
  • Costuma oferecer atrativos, como minutos para ligar para outras operadoras e bônus para quem faz portabilidade;
  • Conta com pacotes de dados melhores do que na modalidade pré-pago; 
  • Possui contrato de fidelidade com a operadora (geralmente de 12 meses). 

5. Verifique a possibilidade de plano família

Outra dica que contribui para o processo de como escolher o plano de celular ideal é levar em consideração quantas linhas de telefonia móvel estão ativas em casa. Dependendo dos pacotes que cada um possui, contratar um que permita incluir dependentes pode ser uma opção com ótimo custo-benefício.

Conhecido como plano família, essa categoria de pós-pago pode ser dividida com uma ou mais pessoas. O contratante do serviço, considerado o titular da linha, é o responsável pelo pagamento da fatura e também pela divisão dos benefícios entre os participantes. 

Tudo que é contratado, como pacote de dados e minutos para ligações, são compartilhados entre todos que fazem parte do plano. Geralmente, as operadoras oferecem mais de uma opção de pacote, com benefícios e valores variados. Logo, o cliente pode escolher aquele que mais se adapta às suas necessidades e o que melhor se encaixa no seu orçamento.   

Esperamos que essas cinco dicas possam ajudá-lo na missão de escolher qual o melhor plano de celular. Com certeza, se você analisar o seu perfil enquanto usuário, levantar todas as possibilidades de pacotes e colocar os custos na ponta do lápis conseguirá encontrar a opção ideal para o seu dia a dia. 

Na TIM você encontra opções de planos variados e com os mais diferentes pacotes de benefícios. Conheça todos os planos TIM e escolha o seu!

A evolução não para

Conheça todos os planos de internet da TIM

Quem escreve

Equipe Planos TIM

Equipe Planos TIM

Redatores

Nossa equipe de redatores do Planos TIM está, diariamente, se atualizando para trazer as melhores novidades da operadora para você.

qual-melhor-plano-de-celular
4.960