Você está em
Leitura 3 min

Plano família: vale a pena contratar?

Equipe Planos TIM

Por Equipe Planos TIM

Redatores

familia olhando para celular

Os planos pós-pago podem ser uma ótima escolha para quem busca pacotes de celular com mais benefícios e por um preço mais acessível. Dentro dessa categoria, os planos que permitem a inclusão de dependentes, também conhecidos como plano família, são considerados uma boa alternativa para o cliente que procura opções com melhor custo-benefício.  

E por que isso acontece? Porque, na maioria das vezes, contratar planos separados para mais de uma linha telefônica pode acabar elevando o custo com celular no orçamento mensal da casa. Pensando nisso, as operadoras passaram a comercializar pacotes que podem ser compartilhados entre pessoas próximas. 

Mas como funcionam esses planos na prática? Quais são as principais vantagens e desvantagens? O que é preciso saber antes de fazer a contratação? Para te ajudar a fazer uma boa escolha, separamos algumas dicas e vamos compartilhar com você neste texto. Acompanhe!

Como funciona o plano família?

O plano família é um plano pós-pago de celular que pode ser dividido com uma ou mais pessoas. O contratante do serviço, considerado o titular da linha, é o responsável pelo pagamento da fatura e também pela divisão dos benefícios entre os participantes. Já os demais membros são conhecidos como dependentes e só podem ser incluídos no pacote pelo titular. 

Tudo que é contratado, como pacote de dados, minutos para ligações nacionais e internacionais e SMS, são compartilhados entre todos que fazem parte do plano. Geralmente, as operadoras oferecem mais de uma opção de pacote, com benefícios e valores variados. 

Logo, o cliente pode escolher aquele que mais se adapta às suas necessidades e o que melhor se encaixa no seu orçamento.   

Principais vantagens e desvantagens 

Uma das principais vantagens de adquirir um plano de celular família é a praticidade que ele oferece quanto ao pagamento. Isso porque, todas as linhas que fazem parte do pacote são unificadas em uma única fatura, facilitando a vida do titular.  

Além disso, esse tipo de plano também oferece benefícios muito atrativos, como ligações ilimitadas para qualquer lugar do Brasil, acesso gratuito a redes sociais e mais dados para navegar tranquilamente na internet.

Outro ponto positivo, principalmente para quem tem crianças e adolescentes em casa, é o fato do titular conseguir gerenciar quanto de benefício é destinado para cada membro. Dessa forma, os pais conseguem controlar melhor, por exemplo, a quantidade de internet que os filhos poderão utilizar dentro do mês. 

Já com relação às desvantagens, é importante mencionar que o plano família costuma gerar contratos com vínculos de doze meses, como acontece com os planos pós-pago em geral. Logo, é preciso estar atento a esse fato para evitar dores de cabeça no futuro relacionadas a cancelamentos antes do fim da fidelidade. 

Como saber se o plano família vale a pena?

O primeiro passo para saber se vale a pena contratar um plano família é analisar o orçamento mensal da casa. Quantas linhas de celular estão ativas no momento? Qual é o valor gasto com cada uma delas? 

Essas são algumas perguntas que podem ajudar na avaliação do que é melhor do ponto de vista financeiro: continuar com planos individuais ou adquirir um único que possa ser compartilhado com os dependentes. 

Também é importante levar em consideração o hábito de consumo da família quando o assunto são os benefícios que normalmente são incluídos nos pacotes de celular. 

  • Qual é o gasto médio registrado com a franquia de internet?
  • E com as ligações telefônicas? 

Ter a resposta para essas questões é determinante para entender que tipo de plano realmente atende as necessidades de cada pessoa.  

Por fim, faça um cálculo geral considerando o que é gasto mensalmente com os planos de celular individuais de acordo com o perfil de uso de cada pessoa da família. Caso exista alguma linha controle ou pré-paga, lembre-se de considerar as possíveis recargas extras que podem acontecer ao longo do mês. 

Depois, basta fazer a comparação com os preços e as vantagens dos planos compartilhados para descobrir se realmente eles valem a pena para você ou não. 

Como vimos, o plano família é uma opção de pós-pago ideal para quem deseja compartilhar os benefícios contratados com uma ou mais pessoas. A TIM conta com quatro opções, com diferentes valores e benefícios, voltados para os mais diferentes tipos de público. 

Conheça todos os planos TIM Black Família e escolha o seu!

A evolução não para

Conheça todos os planos de internet da TIM

Quem escreve

Equipe Planos TIM

Equipe Planos TIM

Redatores

Nossa equipe de redatores do Planos TIM está, diariamente, se atualizando para trazer as melhores novidades da operadora para você.

plano-familia-vale-a-pena
4.620