Você está em
Leitura 3 min

O que é portabilidade e como fazer?

Equipe Planos TIM

Por Equipe Planos TIM

Redatores

homem olhando para celular

Até pouco mais de uma década atrás, quando alguém queria trocar uma operadora por outra precisava mudar também o seu número de celular. Mas com a aprovação da resolução 460 pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a portabilidade chegou para facilitar esse processo de mudança.

Quer saber como funciona esse serviço, como solicitá-lo e o que levar em consideração antes da troca de operadora? Então não deixe de conferir todas as informações que vamos mostrar no texto de hoje!

O que é portabilidade de número?

A portabilidade de número é um serviço que possibilita trocar de operadora mantendo o mesmo número de telefone. Em vigor desde 2009, esse mecanismo facilita muito a vida dos clientes que desejam ir de uma empresa de telefonia para outra, mas sem o transtorno de precisar mudar o número e avisar os seus contatos sobre essa alteração. 

Como fazer portabilidade de operadora?

Geralmente, cada operadora possui regras próprias para realizar o processo de portabilidade. Logo,  é necessário pesquisar os detalhes diretamente com a companhia que deseja migrar. Apesar disso, existem alguns pontos que são comuns e que todas as empresas costumam adotar. Veja quais são eles a seguir. 

  1. É fundamental ser o titular da linha para pedir a portabilidade. Isso é necessário porque o processo de transferência de uma operadora para outra só pode ser feito para o mesmo CPF.  
  2. Caso a sua linha esteja em nome de outra pessoa, é preciso fazer a alteração de titularidade na empresa atual para depois solicitar a portabilidade. 
  3. A linha telefônica deve estar ativa e sem nenhum tipo de pendência na operadora atual. Isso quer dizer que caso exista alguma fatura em aberto, por exemplo, é preciso fazer a regularização antes de solicitar a mudança.  
  4. Os documentos exigidos para pedir a portabilidade do celular são similares ao que é solicitado para contratar uma linha nova. Normalmente, basta apresentar RG, CPF e comprovante de endereço, visto que essa documentação já é capaz demonstrar a titularidade de linha e histórico na operadora anterior. 

O que levar em consideração antes de fazer a portabilidade? 

Agora que você já sabe o que é portabilidade e como fazer para mudar de operadora, chegou a hora de conhecer quais pontos considerar antes de fazer a mudança. Essa ação é fundamental para não enfrentar os mesmos problemas na nova empresa de telefonia. Separamos três aspectos importantes e que podem ajudar nesse momento de consideração. Confira!

1. Tenha claro quais são suas insatisfações com a operadora atual 

De nada adianta trocar de operadora e continuar insatisfeito com os mesmos problemas enfrentados na operadora antiga, não é mesmo? Por isso, é muito importante ter claro com o que você está descontente para evitar que esse tipo de situação aconteça.  

O celular costuma ficar sem sinal no dia a dia? O pacote de dados é insuficiente para o mês todo? A internet 4G não possui uma velocidade satisfatória? Esses são alguns exemplos de questionamentos que podem ajudá-lo a entender o que deve ser pesquisado no próximo serviço de telefonia. 

2. Pesquise sobre as empresas que considera contratar

Depois de levantar os pontos de melhoria, o próximo passo é pesquisar sobre as operadoras que você está considerando fazer a portabilidade. Busque conhecer se o sinal é bom nas localidades que você costuma estar, se o atendimento é eficiente e se os serviços proporcionam uma boa experiência aos usuários. 

3. Avalie os detalhes de cada plano disponível

Além de pesquisar sobre as operadoras, também é importante avaliar os planos oferecidos por cada uma delas. Isso porque, é justamente a diferença entre os pacotes oferecidos que pode determinar qual companhia pode ser a melhor escolha para o que você precisa. 

Sendo assim, leve em consideração seu perfil enquanto cliente e analise quais planos podem suprir suas necessidades. E lembre-se: nem sempre os maiores pacotes são, necessariamente, as melhores opções. Se você não costuma enviar SMS e quase não faz ligações tradicionais, ter um plano que oferece esses serviços de forma ilimitada pode representar pouca vantagem na prática.   

Como fazer a portabilidade para a TIM?

Existem três formas de fazer a portabilidade de um número para a TIM: pela internet, na loja física e por SMS. Em nenhuma delas é preciso entrar em contato com a operadora atual para comunicar a troca e o serviço de migração não oferece nenhum custo para o cliente. 

A internet é o caminho mais prático para quem quer solicitar a portabilidade TIM e contratar um plano controle e pós-pago. Já o SMS é a forma mais indicada para as pessoas que desejam migrar e adquirir opções de pré-pago. 

Por fim, na loja física é possível portar seu número e contratar qualquer tipo de plano TIM de forma simples e sem complicação. 

Em conformidade com as regras da Anatel, em todos esses canais o processo de mudança para a TIM pode levar até três dias úteis. No entanto, geralmente todo o processo é concluído antes desse prazo máximo delimitado pela lei. 

Como foi possível perceber, a portabilidade é um processo simples e que oferece grandes dificuldades para os clientes que desejam trocar de operadora. Com a grande vantagem de não precisar trocar de número nessa migração, esse serviço pode ser uma ótima opção para quem está buscando novas opções de planos e benefícios. 

Ficou interessado em levar o seu número para a TIM? Entre em contato, conheça todas as nossas ofertas e solicite hoje mesmo a sua alteração.

A evolução não para

Conheça todos os planos de internet da TIM

Quem escreve

Equipe Planos TIM

Equipe Planos TIM

Redatores

Nossa equipe de redatores do Planos TIM está, diariamente, se atualizando para trazer as melhores novidades da operadora para você.

o-que-e-portabilidade
4.600