Você está em
Atualizado em
Leitura 3 min

Como mudar a senha do WiFi?

Equipe Planos TIM

Por Equipe Planos TIM

Redatores

mulher usando notebook

As formas para utilizar a internet evoluíram bastante ao longo dos anos, exemplo disso é a conexão WiFi, que oferece comodidade e agilidade. No entanto, é uma alternativa que exige cuidados especiais com a segurança, por isso, saber como mudar a senha do WiFi é fundamental.

Além disso, muitas vezes a senha que vem no roteador é longa e difícil de guardar, o que causa transtornos ao usar a internet. A boa notícia é que o WiFi da sua casa pode ter o nome e a senha personalizada e facilitar o acesso e segurança da sua rede.

Se você deseja saber como mudar a senha do WiFi e ter um acesso mais fácil e seguro para toda sua família, este post vai ajudar! Continue a leitura e veja um passo a passo descomplicado para alterar a senha do WiFi pelo celular ou computador e ter maior tranquilidade na sua conexão!

Por que é importante mudar a senha do WiFi?

A rede WiFi é uma excelente alternativa para a conexão à internet, pois oferece maior comodidade e agilidade ao usuário. Entretanto, assim como seus benefícios, os riscos de invasões são altos, por isso, é preciso ter atenção redobrada com a segurança.

Nesse contexto, mudar a senha da sua rede WiFi frequentemente é uma forma eficiente para evitar problemas e manter a conexão segura. Ou seja, contribui para evitar acessos inadequados e até mesmo a disseminação de vírus nos computadores e dispositivos.

Como mudar a senha do WiFi pelo computador?

O processo para mudar a senha do WiFi é simples, seja em um computador ou smartphone. Por meio de passos simples e rápidos, você pode personalizar a senha e o usuário da sua rede sempre que quiser, sem ter custos ou afetar o seu pacote de dados.

Saiba como alterar senha do WiFi de forma prática e descomplicada!

Veja o IP do roteador

O primeiro passo é identificar a marca e o IP do seu roteador, que consiste em uma sequência de números que normalmente está impressa no aparelho, utilizada para identificar a conexão, como se fosse um documento do aparelho.

Abra a página de configurações do roteador

Após identificar o número do IP, você deve abrir a página de configuração do roteador, utilizando qualquer navegador web, desde que o computador esteja conectado na sua rede, se você não souber a senha do WiFi, faça a conexão pelo cabo, digitando o número do IP para ter acesso.

Digite a senha e usuário atual

No campo de configurações do roteador, será solicitado informações sobre o usuário e senha para ter acesso às configurações. Caso não tenha essas informações, é preciso consultar na internet pelo modelo do roteador ou entrar em contato com um técnico da operadora.

Altere a senha

Quando acessar a página de configurações, vá até a opção WiFi, onde será realizada a alteração da senha ou usuário. É importante ressaltar que a interface e opções podem mudar de acordo com o tipo e marca do roteador, por isso, é preciso ter atenção ao configurar a sua nova senha.

Salve as configurações

Após realizar o processo e alterar a senha ou outras informações, é preciso clicar em salvar, pois se você sair da página sem salvar as informações, todo o processo será perdido, e quando efetuar a operação, todos os dispositivos conectados à internet deverão mudar para a nova senha.

Como mudar senha do WiFi pelo celular?

Para mudar a senha do WiFi pelo celular é bem semelhante ao processo adotado no computador, e em poucos minutos é possível concluir a operação. Antes de iniciar, também é preciso saber o IP do seu roteador e estar conectado diretamente na rede.

O processo para configurar a internet e mudar a senha pelo celular é o seguinte:

  • abra o painel de controle
  • clique na opção de rede e internet;
  • vá até a opção central e rede de compartilhamento;
  • clique na conexão de rede disponível;
  • confira a seção e o número IP do seu roteador;
  • abra o qualquer navegador web e digite na barra de endereços o número, com todos os pontos e selecione;
  • a página irá te solicitar um usuário e senha que geralmente são dados padrões, com admin para usuário e senha;
  • por fim, faça a alteração da senha e usuário, se desejar.

Quais os cuidados tomar para alterar a senha do WiFi?

Ao trocar a sua senha é preciso adotar cuidados para evitar o acesso inadequado de outras pessoas, que podem deixar a conexão lenta. Além disso, esses acessos são um grande problema e colocam a segurança e a privacidade dos dados em risco.

Sendo assim, é essencial alterar a senha do WiFi periodicamente, ao menos uma vez ao mês e evitar passar para qualquer pessoa. Dessa maneira, você preserva a sua internet e evita transtornos que, embora pareçam simples, podem causar prejuízos.

Para utilizar o WiFi com tranquilidade e eficiência, é imprescindível ter um plano de internet que ofereça um bom custo-benefício, com um pacote de dados suficiente para ter um uso livre de transtornos e velocidade para se manter conectado e fazer o que mais gosta.

Por ser algo utilizado constantemente, saber como mudar a senha do WiFi é fundamental para a segurança da sua rede. Portanto, é um procedimento importante e muito simples, que deve sempre ser executado para ter uma internet livre de transtornos.

Gostou do post? Se você deseja conhecer planos que oferecem velocidade e alta qualidade, não perca tempo! Veja agora mesmo os planos TIM Live!

A evolução não para

Conheça todos os planos de internet da TIM

Quem escreve

Equipe Planos TIM

Equipe Planos TIM

Redatores

Nossa equipe de redatores do Planos TIM está, diariamente, se atualizando para trazer as melhores novidades da operadora para você.

mudar-senha-do-wifi
4.630