Você está em
Leitura 3 min

6 dicas para melhorar o sinal de internet

Equipe Planos TIM

Por Equipe Planos TIM

Redatores

mulher usando notebook

O sinal de internet está ruim e você depende dela para agilizar suas atividades? Saiba que esse problema é comum e existem formas de melhorar o desempenho. Ao contratar um serviço de internet é importante atentar para a possibilidade de falhas ao longo do tempo. 

Quem depende da internet para trabalhar ou estudar, não pode ficar sem conexão, por um período prolongado. Além de procedimentos, é fundamental escolher bons equipamentos e analisar atentamente os serviços ofertados no plano

Para ajudar a minimizar os impactos de uma conexão ruim, trouxemos 6 dicas para melhorar sinal de internet e você não ficar sem acesso a todos os conteúdos que dependem de uma boa velocidade!

Saiba como melhorar o sinal de internet em 6 passos

Meu sinal de internet está péssimo e agora? Antes de se desesperar e querer trocar o plano da sua internet que apresenta instabilidade no sinal atrapalhando sua programação de rotina, realize alguns procedimentos e veja se melhora a conexão e velocidade do serviço!

1. Escolha o local ideal para instalar o roteador

A posição do roteador em um espaço é determinante, por isso, escolha bem o local onde o aparelho deve permanecer instalado. Identifique um local onde não exista barreiras – um raio mínimo de um 1 metro – de propagação do sinal. 

Deixe o aparelho livre de obstáculos como caixas ou móveis com portas e gavetas. O ideal é que ele seja fixado no alto, acima dos ombros, em uma parte centralizada do imóvel. Uma rede sem fio requer espaço aberto para que as ondas circulem livremente.

2. Mantenha longe qualquer dispositivo de interferência

Alguns dispositivos podem interferir na qualidade do sinal da internet e deixar a conexão mais lenta. Para evitar o problema, cuide para que o roteador fique longe de aparelhos como microondas e alto-falantes, superfícies metálicas ou objetos refletores como aquários e fontes, por exemplo.

3. Sempre que possível atualize o roteador

Por ser um aparelho de configuração sempre haverá uma versão mais nova, devido às melhorias feitas pelo fabricante, por isso, a atualização do roteador é necessária. Para atualizar busque e baixe a última versão do firmware do modelo do seu aparelho de acordo com o site da marca. 

No geral, esses dados são encontrados em uma etiqueta no verso do aparelho. Em seguida, acesse o painel de controle do roteador na interface online, escolha a opção de firmware e selecione o arquivo baixado para fazer o upgrade.

4. Verifique a posição das antenas

É possível que um roteador tenha de 2 a 4 antenas e a posição ideal é que metade esteja na horizontal e a outra na vertical. Assim, as antenas ajudam a captar o sinal vindo de todos os lados. 

Para utilizar aparelhos de streaming box, por exemplo, você precisará de um serviço de internet bom, sem interferências no sinal, já que a tecnologia IPTV depende de uma conexão rápida para reproduzir os canais da TV em outros dispositivos.

5. Reinicie seu roteador regularmente

A reinicialização do roteador pode ajustar o sinal e melhorar a conexão. Para isso, de forma regular, reinicie o aparelho para atualizar a transmissão e velocidade. Sempre que a internet passar um tempo sem utilização, aproveite para descansar o roteador, realizando o procedimento de reiniciação manual. 

Pode ser que você precise reconfigurar a internet, mas dependendo da operadora contratada não se preocupe, pois o suporte de atendimento dará todas as instruções necessárias.

6. Mudar o canal de transmissão

Ao alterar o canal de transmissão do roteador pode ser que a frequência melhore e descongestione as linhas de percurso paralelo, eliminando as pequenas variações causadoras de baixa do sinal de internet. 

Durante cada um desses procedimentos você pode utilizar um medidor de sinal de internet para verificar se a ação teve êxito. Pode ser que já na primeira dica o roteador volte a funcionar normalmente, poupando o seu tempo. 

Gostou do post? Que tal compartilhar nas suas redes sociais para que outras pessoas aprendam o que fazer quando o roteador apresentar problemas e baixar o sinal de internet!

A evolução não para

Conheça todos os planos de internet da TIM

Quem escreve

Equipe Planos TIM

Equipe Planos TIM

Redatores

Nossa equipe de redatores do Planos TIM está, diariamente, se atualizando para trazer as melhores novidades da operadora para você.

melhorar-sinal-de-internet
4.600