Você está em
  • Home
  • Artigos
  • Internet via satélite ou fibra: qual escolher?
Leitura 3 min

Internet via satélite ou fibra: qual escolher?

Equipe Planos TIM

Por Equipe Planos TIM

Redatores

homem olhando para notebook

Quando o serviço de internet chegou ao Brasil, esse era um recurso disponível para uma pequena parcela da população. Com funcionamento atrelado às linhas telefônicas, o acesso era dificultado  tanto pelo alto custo quanto pela baixa oferta de empresas que ofereciam o serviço. 

Porém, com a operação dos primeiros serviços de banda larga nos anos 2000, essa realidade começou a mudar. Novas e melhores alternativas, como internet via satélite, rádio, a cabo e fibra ótica, surgiram e melhoraram tanto a qualidade quanto o acesso por parte das pessoas em geral. 

Com tantas alternativas disponíveis atualmente, acabou se tornando mais difícil escolher a opção ideal para cada situação e realidade. Por isso, no texto de hoje vamos mostrar o que é internet via satélite e fibra ótica e quais são as principais vantagens e desvantagens de cada uma delas. Acompanhe!

Internet via satélite

A internet via satélite, como o próprio nome sugere, é um tipo de conexão que funciona a partir de transmissões via satélite. Ou seja, o seu funcionamento não depende de instalação de cabos ou qualquer outra estrutura física, como acontece com a internet de fibra ótica. Dessa forma, o sinal é capaz de chegar a locais mais afastados e onde não é possível usar opções que exigem uma estrutura com fios, como em zonas rurais ou em alto mar. 

Esse tipo de conexão proporciona uma alta taxa de transferência de dados e a comunicação é feita do computador do usuário para o satélite e do satélite para o servidor da operadora. Logo, ela exige que o cliente adquira uma antena, semelhante a uma antena parabólica, para conseguir ter acesso ao serviço. 

Confira as principais vantagens e desvantagens de usar a internet via satélite na sua casa:

Vantagens

  • Alta velocidade de conexão para download;
  • ampla capacidade de alcance;
  • não exige instalação de fios ou cabos para o seu funcionamento.

Desvantagens

  • Alto custo para aquisição da antena que capta o sinal do satélite;
  • devido a distância entre o satélite (que emite o sinal) e o computador (que recebe o sinal), atividades que exigem trocas muito rápidas de dados, como jogos online ou serviços de streaming, são prejudicadas com esse tipo de conexão.

Internet de fibra ótica

A fibra ótica é, atualmente, a tecnologia de mais alta performance disponível no mercado de internet fixa. Com a ampliação da cobertura em território nacional, ela vem se popularizando cada vez mais no portfólio das empresas que oferecem serviços de banda larga no país. 

Nesse tipo de conexão, os dados são transformados em luz e enviados através de cabos de fibra ótica. Esses cabos são constituídos por fios de vidro ou plástico incrivelmente finos que possuem menos de um décimo da espessura de um fio de cabelo humano. Apesar de serem tão finos, os fios são muito resistentes e apresentam uma capacidade de transmissão de dados extremamente alta.  

Mas como funciona a internet fibra ótica? O sinal é transmitido por meio de pulsos de luz e não de sinais elétricos, o que permite uma maior velocidade de transmissão. Além disso, como o material utilizado nos cabos não é o cobre, mas sim o vidro, a tendência é que haja menor interferência de ondas eletromagnéticas, preservando assim a qualidade do sinal. 

Portanto, esse tipo de banda larga permite que o usuário tenha uma conexão muito mais rápida, sem oscilações e altamente imune a interferências externas, sendo a opção ideal para quem precisa trabalhar em casa, por exemplo, e necessita de uma internet estável. 

Confira a seguir um resumo das principais vantagens e desvantagens da internet de fibra ótica.

Vantagens

  • Alta velocidade de download e upload, sendo ideal para as pessoas que fazem streaming ou live em redes sociais;
  • maior estabilidade do sinal de internet; 
  • dificuldade na interceptação dos dados transmitidos, garantindo assim maior segurança da conexão;
  • por não estar sujeito a oxidação, como acontece com o cobre, a fibra óptica possui durabilidade e resistência muito maiores.

Desvantagem

  • como requer a implementação de uma estrutura muito específica e de alto custo, a oferta desse tipo de banda larga pelas operadoras ainda não é tão ampla quanto outros tipos de internet banda larga, como ADSL ou a cabo. 

Internet via satélite x fibra ótica: qual é a melhor opção?

Por conta de suas características, a internet de fibra ótica é ideal para os centros urbanos, uma vez que o acesso a esse tipo de tecnologia é mais fácil. Já para lugares mais distantes, como zona rural e até mesmo em alto mar, a conexão via satélite é a melhor opção. 

Afinal, como ela não depende de nenhum tipo de cabeamento para funcionar, é possível que as pessoas se mantenham conectadas mesmo em locais mais afastados dos centros urbanos. 

Com relação aos planos de internet, a escolha da melhor alternativa vai variar de um usuário para outro. Critérios, como quantidade de moradores em casa e o perfil de consumo de cada um, a disponibilidade de serviços banda larga no local e os pacotes oferecidos por cada operadora devem fazer parte do processo de escolha. 

Como vimos, a internet via satélite e a fibra ótica são duas possibilidades de serviço de banda larga que estão disponíveis no Brasil. Com características diferentes, elas são voltadas para públicos com necessidades distintas. 

Está em um centro urbano, ficou interessado em contar com a internet de fibra ótica em casa mas ainda não sabe qual operadora contratar? Veja se o TIM Live é uma boa opção para você.

A evolução não para

Conheça todos os planos de internet da TIM

Quem escreve

Equipe Planos TIM

Equipe Planos TIM

Redatores

Nossa equipe de redatores do Planos TIM está, diariamente, se atualizando para trazer as melhores novidades da operadora para você.

internet-satelite-ou-fibra
4.720