Você está em
  • Home
  • Artigos
  • Saiba como medir a velocidade da sua internet
Leitura 5 min

Saiba como medir a velocidade da sua internet

Equipe Planos TIM

Por Equipe Planos TIM

Redatores

homem usando notebook

A internet é indispensável para qualquer pessoa, seja para realizar tarefas pessoais, de entretenimento, acadêmicas ou profissionais. Por isso, medir a velocidade da internet periodicamente é fundamental para monitorar a qualidade do seu plano, e que está recebendo a quantidade certa.

Nesse contexto, fazer um teste de velocidade é imprescindível para saber se a sua conexão atende às expectativas e o perfil de uso da sua família – além de ter dados para solicitar uma revisão do pacote na operadora e resolver qualquer contratempo em relação à internet.

Mas afinal, o que é e como funciona o medidor de velocidade de internet? Para ter precisão e eficiência ao saber a velocidade da conexão, é possível contar com soluções práticas, pensando nisso, confira neste post como medir a velocidade e mais informações relevantes sobre o assunto!

Por que é importante medir a velocidade da internet?

Todo cliente que contrata um plano de internet espera ter um serviço de qualidade, com uma conexão forte e que atenda o perfil de uso. No entanto, alguns fatores podem comprometer a velocidade da internet e causar oscilações que comprometem o uso.

Sendo assim, é fundamental realizar testes e monitorar se está recebendo a velocidade adequada, de acordo com o contratado. Ou seja, se a capacidade da conexão é aquela que foi solicitada na operadora e se está funcionando adequadamente.

Além disso, saber a velocidade da internet é importante para entender qual a capacidade de uso, seja de upload ou download. Assim, você pode identificar possíveis falhas e solicitar o apoio da operadora, evitando que as suas atividades sejam interrompidas.

Por que a velocidade da internet pode variar?

Em alguns tipos de internet a velocidade de upload é mais lenta do que a de download, pois as atividades de download são mais utilizadas. Entretanto, muitas opções disponibilizam velocidades iguais para upload e download, o que gera uma velocidade maior.

Outros fatores que também interferem na velocidade é o modo uso, os equipamentos e questões técnicas, que podem causar oscilações na velocidade. Por isso, é comum que durante alguns momentos a velocidade sofra variações que precisam ser monitoradas pelo usuário.

Além disso, a velocidade da internet é diferente para o uso com fio e sem fio. Quando você utiliza internet Wi-Fi, a velocidade tende a ser mais baixa, devido a interferências e número de usuários, para a conexão com fio, as interferências são mínimas, o que garante uma velocidade maior.

Existe diferença entre a velocidade contratada e a recebida?

As operadoras comercializam planos com velocidades distintas e definidas, no entanto, diversos fatores influenciam na conexão e a velocidade recebida sempre será um pouco abaixo da contratada, o que não compromete o uso e é considerado uma variação normal.

Sendo assim, ao medir a velocidade em casa os resultados serão menores em relação ao plano contratado, mesmo que a conexão seja em fibra óptica. Além disso, é possível que a velocidade varie ao longo do dia, devido a interferências durante a transmissão do provedor até a residência.

Como medir velocidade de internet e quais cuidados tomar?

Para medir velocidade de internet, basta fazer um processo simples e rápido, que apresenta resultados instantâneos. Existem diversas ferramentas que realizam a medição online e sem a necessidade de baixar arquivos, de forma gratuita e prática.

Embora seja um procedimento simples, é essencial adotar alguns cuidados para garantir a eficiência e precisão dos resultados. O primeiro passo é desligar o roteador Wi-Fi e desconectar todos os equipamentos e dispositivos que estejam utilizando a internet, por isso, comunique todos na residência com antecedência.

É extremamente importante que as medições sejam realizadas apenas por um computador que esteja conectado à internet por cabos, pois a rede Wi-Fi é mais suscetível a interferências que podem comprometer a velocidade e os resultados.

Outro cuidado fundamental, é realizar o teste de velocidade em sites diferentes, pois é possível que alguns provedores estejam sobrecarregados. Nesse sentido, você terá um resultado mais preciso e dados para saber se realmente a velocidade está compatível com o contratado.

Além disso, as abas de internet que estiverem abertas devem ser fechadas, restando apenas a página que está realizando o teste. Essa medida é necessária para evitar que algum site ou aplicativo utilize a internet de forma indireta e influencie no seu teste.

Ao realizar o teste de velocidade da maneira correta, você vai saber qual a capacidade da sua conexão e se está atendendo o que foi contratado na operadora. É uma informação valiosa para preservar os direitos do consumidor e garantir uma boa prestação de serviços.

Saber como lidar com as questões técnicas do seu plano é fundamental para ter serviços de qualidade, ou seja, auxilia a entender possíveis problemas, configurar internet e acionar os canais de atendimento da operadora, solicitando suporte profissional para evitar transtornos.

Contudo, se você concluir que o seu plano não está atendendo às suas expectativas, existem opções vantajosas no mercado para ter serviços de excelência. Os planos da TIM, por exemplo, contam com soluções eficientes, reconhecidas pela qualidade e com recursos ideais para atender o seu perfil de uso.

Como você percebeu neste artigo, saber como medir velocidade da internet é indispensável para monitorar a sua conexão e preservar os seus direitos. Afinal, contar com uma boa velocidade durante todo o tempo é uma necessidade para realizar suas atividades livre de dores de cabeça.

Gostou do post? Se você deseja conhecer serviços de internet de alta velocidade e qualidade para toda sua família, saiba mais sobre os planos TIM Live! Veja como podemos ajudar!

Quem escreve

Equipe Planos TIM

Equipe Planos TIM

Redatores

Nossa equipe de redatores do Planos TIM está, diariamente, se atualizando para trazer as melhores novidades da operadora para você.