Você está em
  • Home
  • Artigos
  • Como conectar o celular na TV: tutorial completo
Atualizado em
Leitura 4 min

Como conectar o celular na TV: tutorial completo

Equipe Planos TIM

Por Equipe Planos TIM

Redatores

pessoa tentando conectar celular na tv

A TV Smart permite que você assista os mais variados programas sem a necessidade de cabos ou conexão com outros aparelhos. Mas, e para quem não tem essa facilidade? Existem formas de conectar o celular na TV e acessar conteúdos diversos. 

Com os procedimentos certos você garante entretenimento para toda a família, assistindo os episódios daquela série favorita ou a trilogia de um filme na Netflix. Com o celular conectado dá para, inclusive, acessar arquivos de jogos, fotos e vídeos. 

Neste post trouxemos um tutorial completo para ensinar a você como conectar o celular na TV. Continue lendo e saiba tudo sobre o assunto para não deixar de aproveitar sua TV só porque ela não é Smart!

Quais as formas de conectar o celular na TV?

Se você tinha dúvidas sobre como conectar o celular na TV que não é Smart, seus problemas acabaram com esse tutorial. Não apenas é possível, como fácil, devido à modernidade e itens de suporte para mudar essa realidade. 

Com a ajuda de alguns equipamentos você pode, de um jeito rápido e prático, conectar o celular na TV e ver em tempo real algum programa, fazer um slide de fotos ou colocar um vídeo. Dessa forma seu investimento será bem menor do que se tivesse que trocar a versão da sua TV para uma mais moderna. 

Veja as formas de fazer a conexão de um Smartphone, Android ou iOS, com a TV convencional!

Cabo USB

Ideal para a reprodução de fotos, vídeos, músicas  e filmes na TV, com o cabo USB você precisa saber como conectar o celular na TV com cabo USB e transferir o conteúdo para a tela. O celular terá a mesma função externa de um HD, pen drive ou outro dispositivo de armazenamento. 

Entretanto, é importante observar que, dependendo do modelo da TV, não há suporte para a reprodução de mídias como músicas e filmes. Os passos para esse processo são: 

  • conecte o cabo USB à TV ao celular Android;
  • use o controle remoto da TV para acessar a porta USB correspondente;
  • no dispositivo, selecione a opção de transferência de arquivo de mídia (TV compatível com MTP) ou a de PTP (exibição de imagens);
  • na pasta “libera”, selecione o arquivo para reprodução.

Cabo HDMI

Com o cabo HDMI também é possível conectar celular e TV em dois padrões de compatibilidade — SlimPort e MHL. O primeiro modelo, de padrão VESA é compatível com um número maior de conexões que suporta além do HDMI, DisplayPort, DVI e VGA. 

Já no caso do MHL, o funcionamento só é possível com portas HDMI, que no geral depende de alimentação externa de energia. A vantagem desse tipo de conexão por cabo é que suportam resolução entre 4k e 8k, áudio 7.1 Surround Sound, com True HD e DTS-HD. 

Comparado a aquisição de uma TV nova Smart, o custo-benefício na compra desse cabo, vale a pena.

Chromecast

Um pequeno dispositivo similar à memória USB para ser conectado na porta HDMI da TV — assim é o Chromecast, fabricado pelo Google. Para conectar, é preciso configurar o dispositivo na rede wifi doméstica para garantir o funcionamento da internet e transmissão eficiente de dados. 

Essa conexão é que permite ver todo o conteúdo do celular na tela da TV, desde que os arquivos e aplicativos sejam compatíveis. O funcionamento na prática requer que o Chromecast esteja conectado à TV, seguido do download do aplicativo para que seja configurado.

Apple TV

Existem diversas opções para conectar o iPhone à sua TV não Smart, como pela Apple TV, por exemplo. A outra opção é utilizar um cabo original da Apple, além do Chromecast que citamos acima. 

Com a Apple TV você pode compartilhar a tela de qualquer dispositivo iOS na TV sem o uso de fio. Com isso é possível? Basta ter o iPhone e a Apple TV conectados à mesma rede de wifi e usar a opção Airplay para configurar de modo automático.

Espelhamento Roku

O espelhamento de tela é outra opção para conectar o celular na TV sem função Smart. Para isso é preciso configurar e ativar o recurso de compartilhamento de telas no dispositivo Android e solicitar conexão para o dispositivo de streaming Roku compatível. 

Após esse procedimento você verá a tela do celular na TV e poderá controlar o dispositivo mesmo, sem a necessidade de um controle remoto. Com o espelhamento de tela, você pode utilizar diversos recursos – enviar páginas da web, vídeos, fotos, músicas e muito mais para o seu dispositivo Roku. 

Com a necessidade de uso do wifi para algumas conexões do celular na TV é fundamental escolher um plano de internet que corresponda às expectativas. Priorize operadoras que tenham um atendimento diferenciado para dar todo o suporte que você precisa. 

Agora você já sabe como conectar o celular na TV e que existem alternativas fáceis e baratas de ter acesso a arquivos e conteúdos diversos. Basta escolher a melhor forma de adaptar e aproveitar esses recursos. 

Gostou do post? Compartilhe essas informações nas suas redes sociais e permitir que mais pessoas também saibam que é possível conectar o celular na TV e acessar arquivos e aplicativos!

Quem escreve

Equipe Planos TIM

Equipe Planos TIM

Redatores

Nossa equipe de redatores do Planos TIM está, diariamente, se atualizando para trazer as melhores novidades da operadora para você.