Você está em
Atualizado em
Leitura 3 min

4G ou 5G: qual é a diferença?

Equipe Planos TIM

Por Equipe Planos TIM

Redatores

homem com duvida olhando para celular

Quando surgiram, as redes móveis contavam com a estrutura 1G ou 1ª geração (1G) de conexões. Seu principal objetivo era possibilitar as chamadas de voz, partindo de um aparelho sem fio. 

De lá para cá, as gerações evoluíram e cada vez mais contribuem para melhorar os serviços de telefonia móvel. Já estamos acima da versão 4G e por isso, vamos analisar as principais diferenças das gerações mais recentes, 4G e 5G

Neste post trazemos a evolução das redes e como as gerações alcançaram o aprimoramento em velocidade e baixa interferência. Continue lendo e veja suas particularidades!

A evolução das gerações de redes móveis

Antes de fazer um comparativo entre as gerações 4G e 5G, precisamos fazer um passeio pelas melhorias das redes móveis desde a criação da estrutura 1G. Com o objetivo de permitir ligações ainda no circuito analógico, a 2ª geração (2G) passou a utilizar tecnologia digital e integrar os circuitos correspondentes. 

Já a 3ª geração (3G) caminhou para algo ainda maior, com foco no estabelecimento de uma padrão de radiofrequência que possibilitou conexões de até 2 Mbps para download e upload. 

Assim, as redes móveis passaram a permitir a realização de videochamadas, a comunicação via VoIP e o acesso à TV no próprio celular, além de aprimorar o envio de e-mails e SMS. 

Chegamos ao 4G ou 4ª geração como um dos padrões mais avançados da tecnologia para redes móveis. Sua prioridade é o tráfego de dados em vez do tradicional tráfego de voz, o que faz dela uma versão mais rápida e estável — dependendo do tipo de aparelho, a velocidade pode chegar a 300 Mbps de download e 75 Mbps de upload.  

As diferenças entre 4G e 5G

Para responder à pergunta título deste post vamos descrever as características das duas próximas gerações, o que serve de elemento de comparação para entender o quanto essa evolução pode impactar na usabilidade do dia a dia dos usuários.

4.5G

Com uma versão levemente superior à 4.5G, na 4.5G o padrão definido como LTE Advanced, combina até cinco faixas de transmissão para aumentar a largura da banda e entregar mais dados de uma só vez. 

Dependendo do tipo de aparelho e da estrutura da operadora escolhida, o LTE Advanced suporta velocidades de até 1 Gpbs. No geral, ela oferece o dobro da velocidade para a qual a 4G tem capacidade.

5G

Criada para superar todas as outras versões, a 5ª geração traz a proposta de velocidade mais rápida, tempo menor de download e upload, conexão estável e ampla cobertura. A ideia é expandir a rede de conexão móvel para dispositivos que não sejam apenas de celulares, ou seja, carros, eletrodomésticos, telemedicina, entre outros, terão acesso a essa funcionalidade. 

Ao utilizar um espectro de onda maior do que o das gerações anteriores, o funcionamento da internet 5G se dá a partir da adaptação das antenas que já são utilizadas nas frequências entre 600 MHz e 700 MHz, 26 GHz e 28 GHz, 38 GHz e 42 GHz. 

Basicamente, as diferenças entre as gerações 4.5g e 5G são: 

  • velocidades maiores;
  • maior largura de banda;
  • menor latência ou tempo de retardo nas comunicações entre dispositivos e servidores. 

Agora você já sabe o que é 4G, o que é 5G e qual a diferença entre 4G e 5G – para ter acesso a essas tecnologias no seu celular, basta entrar em contato com a operadora, consultar os planos e verificar a compatibilidade com seu aparelho. Essa combinação é importante para garantir a disponibilidade do serviço. 

Gostou do post? Aproveite para saber mais sobre o 5G da TIM, como funciona o serviço e quais as vantagens de avançar para essa geração que promete facilidades!

A evolução não para

Conheça todos os planos de celular da TIM

Quem escreve

Equipe Planos TIM

Equipe Planos TIM

Redatores

Nossa equipe de redatores do Planos TIM está, diariamente, se atualizando para trazer as melhores novidades da operadora para você.

4g-ou-5g-qual-a-diferenca
4.850